COMPARTILHE
Benfica, No centro do nosso Coração!

Os adeptos do Benfica Amam-no. Amamos o Benfica. E é difícil de explicar isso a alguém. O Amor é sempre assim, difícil de explicar. Aquele sentimento de gritar a plenos pulmões que amamos o Benfica quando o nosso clube se encontra a perder. Como se fossemos parte de um grande romance e sentíssemos a necessidade de provar que estamos lá nos maus momentos mais do que nos bons.

E estivemos lá sempre, nós. Até naquelas trevas que parece que ficam agora nas nossas costas mas que não foram há tanto tempo como isso. E estivemos lá, com orgulho. Chorámos, perdemos e desesperámos juntos. E Sofremos. Muito. Mas também já ganhámos. Muito.

E soube-me bem confesso. Ganhar e perder. Com o Benfica, o Meu Amor. Rir e chorar, como em todos os grandes amores. Como em todas as grandes Paixões.

É que o Benfica é Amor mas também Paixão.

Paixão Adeptos Paixão Amor Benfica
Paixão Adeptos Paixão Amor Benfica

Amamo-lo com toda a paciência do mundo e adoramos todas as suas características, até os mais pequenos defeitos. Mas sentimo-lo como a todas as grandes paixões, como se os altos fossem o paraíso na terra e como se os baixos fossem o fim do nosso mundo, da nossa existência.

Sinto-me lamechas quando falo do Benfica. E ridículo. Mas tem que ser assim o Amor. Lamechas e ridículo. Se um Amor não é lamechas, não é Amor na minha opinião. E este é um verdadeiro Amor.

E o Amor, o verdadeiro, não é um sentimento efémero e passageiro. Qualquer Amor, o verdadeiro, é para a vida. Qualquer Amor, o verdadeiro, tem uma História. É uma História.

E o Benfica tem-na, como ninguém. Uma história linda, de luta, de visão, de esperança, de coragem, de começar por baixo e ambicionar mais. E nós Benfiquistas, que o Amamos, e Amamos mesmo, temos que a saber. Porque queremos sempre saber tudo sobre o nosso amor, todos os mais pequenos e simbólicos pormenores.

Benfica Wallpapper Desktop E Pluribus Unum
Benfica Wallpapper Desktop E Pluribus Unum

E hoje quero falar sobre algo assim, um pequeno mas para mim enorme pormenor, aquele pequeno pormenor escrito bem no centro do nosso coração. E Pluribus Unum lê-se no centro do símbolo do Benfica.

Este é um pormenor que tem sido maltratado em meu entender, vemos diferentes interpretações em diferentes sítios, feitas por diferentes pessoas e o próprio Benfica contribui para isso, com uma interpretação no seu site, por exemplo, que pelo menos em termos literais está longe de ser a mais correcta.

Será sempre difícil sabermos o que os nossos criadores pensaram quando lá colocaram esta transcrição. O site do Benfica traduz para “Um por todos e todos por um”. Como nos mosqueteiros. Algumas pessoas traduzem para “Todos por um”, baseadas no Hino Oficial do Benfica (Avante Plo Benfica), algo que se aproxima mais da sua tradução à letra, mas que ainda assim não é exactamente correcta e para mim não tem a mesma beleza..

E Pluribus Unum De Muitos Um
E Pluribus Unum De Muitos, Um

Mas comecemos pelo ínicio. E Pluribus Unum, como não será difícil perceber, encontra-se escrito em Latim. Era utilizado pelo império romano, fez parte do símbolo dos EUA e foi transformado no grande lema desse país.

O Benfica adoptou-o também como sendo o seu grande lema, como o seu título para o romance inesquecível que é a sua vida, que é a nossa vida.

Traduzido do Latim esta simples frase significa “De Muitos, Um”. E é assim que eu a adoro, e é esta interpretação que penso, ou quero acreditar, que os fundadores do Benfica lhe quiseram dar.

De Muitos, Um. A discrição perfeita do nosso amor. Somos nós, todos, sócios ou apenas adeptos, Homens ou Mulheres, Adultos ou Crianças, Crianças ou velhos, de todas as raças e de todos os credos que Amamos este clube. Todos nós. Todos nós somos um. Somos muitos, mas formamos apenas Um. Como em todas as histórias de Amor, em que nos transformamos num só.

De Muitos, um. Porque ninguém está acima de ti meu amor. Podem passar presidentes, treinadores e jogadores. Mas tu nada és senão nós, todos juntos, que já chorámos e rimos contigo, que já sofremos e festejámos a teu lado.

Porque nós não somos apenas por ti, não me faz sentido dizer Todos por um. Nós somos o Benfica. Nós somos Um e formamos Um.

E Pluribus Unum, meu Amor.

 

Great Seal of the United States Wallpaper E Pluribus Unum
Great Seal of the United States Wallpaper E Pluribus Unum

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA