COMPARTILHE
Nico Gaitan Benfica 20 Wallpaper

Nico é nome de craque. De génio. De artista.

Deixem-me trata-lo por Nico, Gaitan é demasiado distante. São muitos anos, muitas emoções partilhadas, muitos sonhos, muita paixão, muitos brilhos nos olhos. Para mim será sempre Nico.

Quando Nico tem a bola, o futebol faz sentido. Faz sentido como fazia quando jogávamos à bola em pequenos na rua, num pelado perto de casa ou na estrada em que tínhamos que parar cada vez que passava um carro. De joelhos com feridas e bola já quase rota. Com as mochilas a fazerem de postes e com discussões se a bola teria entrado ou não. O conforto e a felicidade da nossa infância, os sorrisos simples daquelas tardes de verão passadas ao sol que queimava a pele, os gritos da nossa mãe por termos rompido mais uns ténis. Tudo isso é o Nico

É um prazer pagar para vê-lo. Como quem paga um bilhete para ir ver um bailado ou um concerto de música clássica. É estranho, ele consegue ser aquele que nos faz lembrar um concerto perfeito duma orquestra afinada, mas que nos faz fechar os olhos e nos transporta para a infância.

O Nico não é Rock, nem Punk, nem Metal. Não. É demasiado perfeito, não tem um desafino, não tem guitarras repentinas, não tem gritos de raiva. Tem apenas classe, perfeição. Imaginamos o Nico e imaginamo-nos a fechar os olhos, apreciar o espectáculo e bater palmas com calma no final.

Nico Gaitan Benfica Large Wallpaper
Nico Gaitan Benfica Large Wallpaper

Este ano tem sido tudo isso e muito mais. Nico tem sido tudo neste Benfica, fala-se em dependência dele e penso que bem, Nico não pode sair em Janeiro, nem se pode lesionar, nem pode ficar cansado. Nesta equipa, a jogar desta forma, ele tem que estar sempre, jogar todos os minutos e ter sempre a bola nos pés. Infelizmente, este ano o Benfica é muito Nico e pouco de tudo o resto.

Mas não quero passar a ideia que Nico está a fazer um grande ano ao contrário do que nos habituou, ele tem sido assim desde que chegou. A verdade é que se fala muitas vezes sobre o facto de Nico ser um jogador pouco constante. Talvez em alguns jogos, talvez durante o próprio jogo. Mas se olharmos para todas as épocas desde que chegou, Nico tem sido precisamente o contrário, tem sido dos jogadores mais constantes que tivemos, senão esqueçamos por momentos o sentimento e olhemos à razão, vejamos abaixo as estatísticas do nosso Mago desde que iniciou a carreira e desde que chegou ao Glorioso:

(Dados: Transfermarket)
(Dados: Transfermarket)

Reparem que Nico desde que chegou ao Benfica, nunca fez menos que 10 assistências por época. Sempre com percentagens de assistência acima de 20% dos jogos, sendo que em 2011/2012 se aproximou dos 40%, tendo o ano passado chegado aos 43% (!!!). Este ano é um absurdo, abrandou nos últimos jogos e mesmo assim tem uma média de assistências de 50% nos jogos disputados até agora. Uma brutalidade. Se é um facto que o Benfica se encontra refém da sua genialidade, não é mentira que sinto alguma síndrome de Estocolmo neste caso.

Para que se tenha ideia, Nico foi desde que chegou o jogador com mais assistências na equipa do Benfica. Na época inicial de Jorge Jesus, em que Aimar e Saviola estiveram em grande, Nico foi mesmo assim aquele que fez mais assistências para golo, aliás, foi claramente aquele com mais assistências em toda a era Jesus.

Nico Gaitan Benfica 10 Desktop Wallpaper
Nico Gaitan Benfica 10 Desktop Wallpaper

É um facto que não é o extremo que marca mais golos, Sálvio por exemplo, tem claramente mais faro que o Nico, mas ainda assim está esta época a fazer o seu melhor início quanto a golos marcados e parece muito mais próximo da baliza, talvez também por sentir que a equipa precisa mais dele que nunca.

A juntar a tudo isto, está o peso no balneário que ele já tem, um jogador já com muitos anos de casa e com mais jogos que grandes nomes da história (por exemplo em jogos na Europa já ultrapassou nomes como Coluna, Bento…), tem sido um profissional exemplar. Provavelmente o jogador mais desejado e mais atraído do campeonato, nunca se ouviu da boca de Nico uma palavra a desejar a saída, nunca se notou uma pressão para ir embora. Ao invés, Nico desvaloriza as ofertas e diz que se sente bem, em casa. E nota-se. Tal como nós que sempre nos sentimos em casa quando o vemos com a bola colada aos pés. Em casa, na infância, na rua, com os ténis rasgados, com os joelhos em sangue e de braços no ar a festejar um golo com os amigos.

Nicolas Gaitan Benfica Portugal Skills
Nicolas Gaitan Benfica Portugal Skills

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA