COMPARTILHE
Fejsa Benfica apresentação oficial

Fejsa é para mim o melhor trinco que o Benfica já teve!

Pronto, está dito! Saiu-me o peso de cima e agora podem discordar à vontade.

Sim, eu lembro-me de um senhor chamado Nemanja Matic.

Sim, eu sei que provavelmente é algo exagerado e talvez resida no facto de não me recordar de ver o Benfica tão dependente de um trinco como o que acontece neste momento com o Ljubomir.

Sempre que ele não joga estamos mais perto de perder, sempre que ele não joga os adversários vão estar mais perto da nossa baliza. Foi assim no estádio do Dragão contra o Porto, foi assim com o Boavista, foi assim com o Moreirense.

É obvio que com o Fejsa também perdemos, veja-se em Setúbal e anteriormente na Madeira com o Marítimo, mas nunca a equipa adversária tem tantas oportunidades ou marcam tantos golos como nos jogos que atrás referi. A diferença para mim está no seu posicionamento e na leitura táctica que o sérvio faz do jogo e está no facto de matar cada jogada logo no ínicio da construção de jogo da equipa adversária.

O único substituto que o Benfica tem neste momento é Samaris, que é claramente um jogador diferente. Talvez com melhor toque de bola e mais fino técnicamente mas com claras lacunas na pressão ao adversário, fruto de um posicionamento deficiente e de uma imperfeita leitura do jogo.

Achei por isso interessante a análise feita pelo Goal Point perto do final de 2016, e que aconselho a lerem, em que compara Fejsa e Samaris e de onde decorrem algumas estatísticas bastante interessantes:

 

Variável Fejsa Samaris
Remates 0,5 0,5
Remates enquadrados 0,2 0,1
Passes para ocasião 0,5 0,6
% Passes eficazes (próprio meio-campo) 94% 90%
% Passes eficazes (meio-campo contrário) 85% 79%
Variável Fejsa Samaris
Desarmes 3,4 2,8
Intercepções 2,8 2,1
Bloqueios de remate 0,3 0,1
Alívios 100% 170%
Recuperações de posse 660% 650%

 

Primeiro vamos à parte que até para mim, fã confesso do Fejsa, foi surpreendente. Fejsa tem basicamente os mesmos remates e passes para a ocasião que Samaris e inclusivamente tem mais passes eficazes, quer no seu meio campo, passes teoricamente mais simples, mas também no meio campo adversário.

Fejsa era mesmo, por esta altura, o jogador com melhor percentagem de passe dentro do meio campo defensivo em Portugal e foi mesmo o primeiro jogador a atingir o total de 100 passes eficazes na Liga esta época. Acho que a maioria das vezes esta vertente do Sérvio passa completamente despercebida.

Fejsa player style
Fejsa player style

No que toca ao aspecto defensivo, ou seja, em desarmes e intercepções, as rúbricas mais importantes para um trinco, sem grande surpresa Fejsa tem claramente uma melhor performance do que Samaris. Isto vem de encontro ao que referimos anteriormente, o sentido posicional de Fejsa é extraordinário, parecendo saber o que vai acontecer muito antes de toda a gente.

Até chega a ser injusto para o excelente jogador que Samaris é, fazer uma comparação deste género, uma vez que se a mesma fosse feita com William ou Danilo, por exemplo, o Sérvio também sairia por cima em desarmes e intercepções.

Estas comparações não são de todo com má intenção para com qualquer dos outros referidos jogadores, que alias só menciono por serem todos eles fantásticos e cada um com algumas características em que se superam aos demais, é mesmo por querer relevar ainda mais a capacidade da nossa âncora do meio-campo.

No que diz respeito aos jogos internacionais é também interessante referir que Fejsa igualou o record de desarmes da Liga dos Campeões no jogo entre Benfica e Zenit em 2016, onde efectuou 9 desarmes durante os 90 minutos, mostrando todo o seu poderio neste capitulo, que se destaca em qualquer campo.

A adicionar a tudo isto, é sempre importante referir que Fejsa é campeão nacional há 9 anos consecutivos, sendo por isso o maior amuleto vivo que poderemos ter. Para renovar com contrato vitalicio desde já portanto.

Fejsa comemorar golo benfica
Fejsa comemorar golo benfica

Depois de tudo isto, que não é nada mau para um tipo cujo nome ninguém sabe muito bem como se pronuncia (Feja, Feisa, Fay-sa????), sim, provavelmente é discutivel que seja o melhor trinco de sempre do Benfica.

Mas sinceramente, sempre que vejo um jogo do Benfica em que Fejsa consegue travar quase todos os ataques adversários, não consigo evitar embandeirar em arco e dizer:

“Este é o nosso tractor!”

“Este é o melhor trinco de sempre do Benfica!”

“Este é o melhor trinco do mundo!”

N’golo Kanté, quem?

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA