COMPARTILHE
Jonas Benfica Skills
Jonas Benfica Skills

Jonas é classe.

Jonas é fato e gravata e não fato de treino. É single malt em vez de cerveja. É um cohiba em vez de um cigarro. É conduzir um Mercedes. Jonas é requinte.

Jonas é a bola colada ao pé, é a cabeça no ar com a postura recta dos arrogantes, é uma finta curta e simples, sem adornos exagerados.

Jonas não é o esforçado e não é o trabalhador. E nem é que não se esforce ou que não trabalhe. É porque Jonas é a tranquilidade de quem está a fazer o que tem que ser feito. Sem correrias loucas, sem perder a calma, sem perder nunca a noção do objectivo final.

“Jonas Pistolas”. É assim que lhe chamam. Gosto, mas sempre tive a dificuldade de ver Jonas como um pistoleiro, parece-me sempre demasiado violento, demasiado físico. Jonas para mim é mais um sniper, calmo e tranquilo, consegue diminuir a respiração para os fôlegos necessários, às vezes parece que não está lá, mas está, escondido entre linhas, a descobrir qual o melhor sítio para disparar, sempre sem tirar os olhos do alvo. E no momento em que sabe que não tem como falhar, prime o gatilho. Sem erros. Eficácia em vez de quantidade, classe em vez de esforço, precisão em vez de força bruta. Porque Jonas é simplicidade.

Jonas Pistoleiro Benfica
Jonas Pistoleiro Benfica

Mas nem vale a pena perder muito mais tempo a descrevê-lo, Jonas é daqueles jogadores que embora seja mais do que apenas números, também tem números que falam por si, é que Jonas é isto:

Quadro Estatísticas Jonas 23 03 2016
Quadro Estatísticas Jonas 23 03 2016

Números incríveis de quem começou desde cedo a marcar e que tem sido sinónimo de golos em todos os clubes por onde tem passado.

Antes do Benfica, a média mais elevada de golos de Jonas tinha sido na época de 2009/2010 em que marcou 23 golos, conseguindo golos em 70% dos jogos efectuados pelo Grémio de Porto Alegre, algo que lhe granjeou a fama de herói da torcida. A somar a isto Jonas assistiu para mais 13 golos dos seus colegas de equipa.

Jonas Grémio de Porto Alegre
Jonas Grémio de Porto Alegre

Esta fantástica época valeu-lhe a saída para Espanha, para o Valência, onde depois de uma época de adaptação, marcou mais 19 golos nas duas seguintes. Depois disso uma época menos conseguida, com menos golos (apenas 11) e assistências. Estranhamente o clube espanhol dispensou-o, algo que não se entende dada a carência de golos que a equipa apresenta desde a sua saída. Mas em boa hora o fez, que por cá muito o estimamos.

Jonas Valência Espanha
Jonas Valência Espanha

O brasileiro adaptou-se com uma facilidade impressionante ao Benfica, tendo alcançado até ao momento os melhores números da sua carreira, e ao serviço do Glorioso. Na época passada Jonas conseguiu a sua maior percentagem de eficácia ao alcançar 89% de golos sobre os jogos efectuados, com um total de 31 golos em apenas 35 jogos.

Esta época Jonas já igualou o seu record de golos da época passada e ainda faltam pelo menos 10 Jogos para o final (esperemos que mais), estando mesmo na liderança da Bota de Ouro dos campeonatos Europeus.

Parece-me importante referir ainda, as 13 assistências da época actual, em que Jonas é apenas superado pelo Mago Nico Gaitán que acumula mais 2 assistências que Jonas.

A preponderância de Jonas na equipa, com golos e assistências é cada vez mais evidente, mas nem é só isso, é tudo o que Jonas faz a equipa jogar. É todo o seu jogo entre linhas, é toda a magia que transporta para o campo e que mesmo nos momentos difíceis faz a equipa perceber que existe ali alguém que não perdeu o rumo, que sabe para onde está a remar.

Jonas é tudo isto.

Jonas é classe. Jonas é Jonas.

Jonas Paixão Benfiquista Large Wallpaper
Jonas Paixão Benfiquista Large Wallpaper

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA